sexta-feira, 28 de outubro de 2011

4º Encontro - Unidade 4


Iniciamos nosso quarto encontro falando sobre o valor dos textos escritos, dos editores de textos na escola e para os profissionais que trabalham com a educação e a apresentação dos objetivos da Unidade 4. Em seguida foi feita uma breve comparação entre o editor de texto Word e o editor de texto Writer, salientando que este nada deixa a desejar em relação àquele e também foi esclarecido a condição de utilização do BrOffice no sistema operacional Windows, exemplificado por alguns cursistas que já o utilizam em seus computadores pessoais. Navegamos pelo desktop do Linux Educacional lembrando que sempre devemos trabalhar com a área de trabalho limpa e organizada, a fim de evitar travamentos no sistema e mesmo a promover um melhor desempenho da tarefa executada; em seguida, através do Menu Iniciar, nossa central de recursos do Linux Educacional, localizamos no Aplicativo Ferramentas de Produtividade, o Processador de Texto (BrOffice.org Writer). Foi apresentado um texto da escritora Clarice Lispector: “O Sonho”, para que os cursistas digitassem utilizando a ferramenta BrOffice-Writer, objetivo principal da Unidade 4, estudada neste encontro, na intenção de se transitar pela utilização da linguagem de forma variada, com diferentes propósitos, formatos, situações de interlocução e, principalmente, diferentes ferramentas. Após a pausa para o lanche, voltamos para o texto anteriormente digitado e, a partir dele, aprendemos a utilizar a barra de comandos e a representação icônica, ferramentas do BrOffice-Writer, mais precisamente: centralizar texto, alinhar texto à direita e à esquerda, aplicar negrito, itálico e sublinhado, realçar texto, alterar cor do texto e alterar o tipo e o tamanho da fonte, concluindo assim, a utilização básica do editor de texto estudado, e solicitando que os cursistas explorem as demais funções da barra de ferramentas em momentos futuros, a fim de enriquecer o conhecimento funcional do referido editor de texto. Em seguida aprendemos a “salvar” e a “salvar como”, especificando as diferenças entre as duas formas de salvar e a importância de ir salvando um documento à medida que for digitando, a fim de evitar perder todo o trabalho com possíveis quedas de energia ou acidentes que possam ocorrer no decorrer do trabalho. Aprendemos a salvar arquivos em diferentes tipos de formatos: .odt, .doc e .pdf entendendo a funcionalidade de cada terminação e também aprendemos a localizar arquivos salvos no computador. Aproveitamos para compreendermos os diferentes tipos de usuários que os computadores do laboratório de informática possuem: professor, aluno1, aluno2 e aluno3, especificando que, arquivos salvos em um usuário, não ficarão disponíveis nos demais usuários. Foi solicitado a todos os cursistas pesquisarem no Google o tema: “Tecnologia da Educação” e em seguida escolherem a opção imagem; cada cursista escolheu uma das figuras apresentadas dentre as opções da pesquisa e relacionada ao projeto integrado de aprendizagem de cada um. Após a escolha da figura, aprenderam a salvar em suas pastas e com as referidas imagens salvas, todos os cursistas aprenderam a adicionar uma figura em seu blog. Finalizamos nosso encontro salientando a importância da realização das atividades propostas para o sucesso do nosso curso e solicitamos a realização das tarefas a serem feitas em casa: Atividade 4.1 – “Refletindo sobre leitura e escrita digital” da página 131 a 134, do guia do cursista, que deverá ser postada no blog individual de cada cursista, postar o memorial da Unidade 4 no blog do curso e explorar o material digital referente à Unidade 4.

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