Iniciamos nosso nono
encontro, “Resolução de Problemas Eletrônicos”, apresentando os objetivos da
unidade 8 e logo em seguida fazendo a comparação entre planilha de dados gerais
e planilha eletrônica. Em seguida, fizemos também uma comparação entre o
software Excel do Microsoft Office usado no sistema operacional Windows e o
software Calc do BrOffice usado no sistema operacional Linux Educacional, este
último, objetivo maior do nosso estudo. Falamos das facilidades que uma
planilha eletrônica oferece ao trabalho diário de um profissional, em
específico, falamos do trabalho do professor que precisa constantemente fazer
somas, divisões, multiplicações, médias, etc. em relação aos pontos acumulados
por alunos durante todo o ano letivo, e aproveitando este contexto partimos
para a elaboração de uma planilha eletrônica, a fim de facilitar, em
específico, o trabalho do professor no registro do diário de classe da rede
estadual de ensino. Foi solicitado a todos os cursistas que abrissem o BrOffice
Calc e depois de uma análise das ferramentas dispostas no programa e
compreendendo as colunas representadas por letras do alfabeto e as linhas
representadas por números e entendo que
as células são localizadas no encontro entre letra e número, iniciamos a construção de uma planilha
eletrônica traduzindo a realidade do diário de classe tão utilizado pelos
professores presentes. Para início da planilha, colocamos o nome da escola,
nome do professor, disciplina e a turma, logo em seguida fomos construindo a
referida planilha dispondo os dados seqüenciais a partir do número do aluno,
nome do aluno, os instrumentos de avaliação, as médias do 1º e 2º semestres, a
média anual, recuperação final e a média final. Na referida construção da
planilha, utilizamos a ferramenta de mesclagem de células, inclusão e exclusão
de linhas e colunas, dimensionamento de colunas e linhas, compreendemos a
função da barra de fórmulas, identificamos as células que serão alimentadas com
dados manualmente e as células onde desejamos que o resultado de um cálculo
específico apareça. Foi discutido que para uma planilha apresentar resultados
lógicos é necessário traduzirmos a nossa necessidade de cálculo em uma fórmula
matemática, pois o sucesso de uma planilha está nas fórmulas elaboradas pelo
criador da planilha. Após a pausa para o lanche, voltamos para a planilha
iniciada, colocamos nomes e números de alguns alunos, colocamos também bordas
nas linhas e colunas e em seguida traduzimos as necessidades reais dos cálculos
utilizados em um diário de classe em fórmulas matemáticas e iniciamos a
construção, passo a passo das fórmulas, começando sempre com o sinal de
igualdade (=). Inserimos fórmulas de
soma dos instrumentos de avaliação nas células das médias do 1º e 2º semestres,
inserimos também uma fórmula de soma das médias semestrais na célula de media
anual e na célula de media final, inserimos uma fórmula de média condicionada
aos alunos em situação de recuperação utilizando o cálculo da recuperação final
da sistemática de avaliação da rede estadual de educação utilizada pelos
professores da referida rede estadual. Concluímos a construção da nossa
planilha, arrastando as células das fórmulas da linha do primeiro aluno para as
células dos demais alunos aprendendo com isso que uma mesma fórmula pode ser
aplicada repetidamente para diversas outras células atualizando-se
automaticamente as referências dos endereços das células sobre as quais o
cálculo será realizado e que os resultados podem ser recalculados
automaticamente se algum dos seus valores for alterado. Aproveitamos para
terminar uma atividade do encontro anterior, inserir slides no blog, que não
foi possível devido ao sinal de internet não está disponível, e após todos se
cadastrarem no site “slideshare” puderam inserir o slide do projeto individual
a fim de gerar o código embed, e o referido código foi inserido como uma nova
postagem no blog individual de cada um. Concluímos nosso encontro lembrando que
terminamos o estudo das unidades referentes ao curso de 40 horas e que o
próximo encontro será para apresentação dos Projetos Individuais de Aprendizagem
de cada Cursista. Solicitamos a postagem da atividade 8.5 da página 281 no
fórum da Unidade 8 do ambiente virtual de aprendizagem e-proinfo: “Uso
Pedagógico do Calc na Escola”, lembramos a todos sobre a realização dos
trabalhos ainda pendentes das unidades estudadas, solicitamos a postagem do
memorial da Unidade 8 no Blog do curso e também solicitamos a todos explorar o
material digital referente à Unidade 8.
Nenhum comentário:
Postar um comentário