Iniciamos nosso sexto
encontro utilizando metáforas enfatizando que a internet não é mais um oceano
desconhecido, que os cursistas já navegaram por vários mares e pararam em
vários portos, aprenderam a ler as estrelas e a usar bússola com facilidade, já
até construíram os seus próprios ancoradouros onde outros navegantes podem
aportar. Apresentamos os objetivos da Unidade 5 e ilustramos que nos dias
atuais vivemos a era das navegações digitais. Em seguida realizamos a atividade
5.1 da página 166 do guia do cursista – “O computador vai substituir o
professor?”, onde foi solicitado que todos fizessem uma leitura reflexiva sobre
o texto e escolhessem uma palavra ou frase que sintetizasse a idéia central do
referido texto na opinião de cada um. Após a leitura cada cursista expressou
para os demais um breve comentário em relação ao texto lido e a palavra
escolhida: novo, pior, inovação, aventura, desafio, limitação, sonho,
aprendizagem, conexão, derrubada dos murros, tempo para o diálogo amigo,
partilha dos sentidos, nova sala de aula, trabalho cooperativo, entre outros, e
todos em suas expressões apontaram diversas funções que o computador pode assumir
em nossa sociedade atual, e que no máximo ele pode ser um aliado, mas nunca um
substituto do professor, pois a tecnologia existe para auxiliar o homem em suas
atividades diárias diversas. Foi apresentada a Wikipédia, enciclopédia livre
digital que diferente de uma enciclopédia comum, pessoas de todo o mundo podem
contribuir para a escrita de seus artigos e pessoas devidamente cadastradas e
com conhecimentos avançados em computação podem editar artigos já postados.
Salientamos que a Wikipédia em relação à enciclopédia Britânica, nada deixa a
desejar, pois cientistas comparando tópicos científicos descobriram erros nas
duas publicações em quantidades bastante próximas, a enciclopédia on-line ficou
com uma média de quatro erros por tópico, contra três da publicação em papel. Após
a pausa para o lanche apresentamos a atividade 5.5 da página 177 do guia do
cursista – “Discutindo sobre Wikipédia” para ser realizado em casa e postado no
fórum da Unidade 5 do ambiente virtual e-Proinfo, após a compreensão de todos
em relação a referida atividade. Devido a internet não está funcionando a
pesquisa no Wikipédia sobre um artigo relacionado ao projeto integrado de
aprendizagem e a atividade de inserir um “link” ficaram pra ser realizadas em
casa, após repassados todos os procedimentos. A pesquisa no site do You Tube sobre um vídeo relacionado
também ao projeto integrado de aprendizagem para fins de aprendizagem de como
inserir um vídeo em um blog, por falta da internet, também ficou apenas nas
orientações e todos deixaram para realizá-la em casa. Com as orientações todos
entenderam a diferença entre endereço URL e Código de Incorporação. Finalizamos
nosso encontro pedindo aos cursistas que ainda estão com atividades atrasadas
para que os mesmos as façam até o próximo encontro, lembramos a todos a
importância da realização das atividades de postagem nos fóruns do ambiente de
aprendizagem e-Proinfo a fim de que o nosso curso tenha um bom andamento, também
foi solicitado postar o memorial da Unidade 5 no blog do curso e explorar o
material digital referente à Unidade 5.
Este blog foi criado para divulgar as ações do curso Introdução à educação Digital - Proinfo Integrado - 2ª turma, realizado na Escola Estadual Watson de Gusmão, com os Professores da Rede Estadual e Municipal de Ensino da cidade de Delmiro Gouveia/AL. Professor/Tutor: Diran Araújo
Nenhum comentário:
Postar um comentário