sábado, 26 de novembro de 2011

7º Encontro - Unidade 6


Iniciamos nosso sétimo encontro, “Cooperação Pressupõe Diálogo!”, fazendo um breve comentário sobre o estudo do último encontro e em seguida refletimos sobre as possibilidades de interação oferecidas pela estrutura de comunicação da internet e as variedades de recursos comunicativos disponíveis como ferramentas adequadas para o propósito educativo e depois de apresentar os objetivos da Unidade 6, voltados para o diálogo digital, especificamos os aspectos gerais da comunicação explorando a dimensão temporal e comparando as diferenças entre comunicação síncrona, onde emissor e receptor precisam estar conectados ao mesmo tempo para haver comunicação, e comunicação assíncrona, onde receptor e emissor não precisam estar em permanente e imediata interação. Analisando os serviços oferecidos pela internet focalizados nas ferramentas de comunicação que são mais comumente utilizadas no contexto escolar: o bate-papo, o e-mail, a lista de discussão e o fórum, constatamos que já estudamos especificamente nas unidades anteriores todas elas, com exceção do bate-papo, e depois de comentar sobre cada uma das referidas ferramentas, nos dedicamos para explorar o bate-papo da Unidade 6 do ambiente virtual e-proinfo, onde todos os cursistas puderam conversar apenas pela ferramenta, utilizando e compreendendo os recursos disponíveis, ficou proibida durante 20 minutos a conversa por meio de fala. Foi apresentado outros ambientes virtuais que oferecem a ferramenta bate-papo, disponíveis nos diversos sites utilizados no dia a dia por todos os usuários de internet. Fizemos uma análise do tipo de linguagem utilizada pelos jovens ao utilizarem a ferramenta bate-papo, e percebemos que devemos intervir nos exageros praticados com a grafia de certas palavras, mais um desafio que devemos assumir no mundo virtual que estamos começando a conhecer. Todos os cursistas puderam experimentar a utilização de carinhas escritas com sequência de teclas e que expressam sentimentos, as chamadas smileys ou emoticons, bastante utilizadas em salas de bate-papo. Após a pausa para o lanche, discutimos sobre as redes sociais utilizadas aqui no Brasil e no mundo, compreendemos suas características, seus objetivos, os cuidados que devemos ter ao utilizá-las e afirmamos que em dias atuais, participar das redes sócias se tornou uma necessidade digital, pois as pessoas de todo o mundo as utilizam para diversos fins: propagandas, vendas de produtos diversos, expressão de hábitos pessoais, encontro de amigos, relacionamentos amorosos, etc. Em seguida, discutimos sobre etiqueta na net, a Netiqueta, e compreendemos alguns cuidados que devemos ter ao utilizar os meios de comunicação virtual, que o diálogo deve ter cuidados específicos, pois existe o registro escrito de toda comunicação, e a boa educação e diplomacia devem ser regra geral como também devemos evitar escrever longos textos e textos com todas as letras maiúsculas, pois na comunicação digital significa grito, voz alta. As atividades de inserir Link e inserir vídeo no blog, da Unidade 5, por falta de “internet” no encontro anteriores, só puderam ser realizadas no encontro de hoje. Todos os cursistas pesquisaram no Wikipédia um artigo relacionado ao seu projeto integrado de aprendizagem e aprendendo a inserir um “link”, incluiu o artigo pesquisado, através de um “link” em uma palavra, na postagem do referido projeto de aprendizagem no seu blog individual. Em seguida cada cursista pesquisou no site do You Tube um vídeo relacionado também ao seu projeto integrado de aprendizagem e todos aprenderam como inserir um vídeo em um blog, inserindo o referido vídeo pesquisado, no blog pessoal de cada um compreendendo a diferença entre endereço URL e Código de Incorporação. Concluímos nosso encontro solicitando de todos os cursistas a postagem no fórum da Unidade 6 do ambiente virtual de aprendizagem e-proinfo: “Análise sobre Redes Sociais e Netiqueta”,  a postagem do memorial da Unidade 6 no Blog do curso e também solicitamos a todos explorar o material digital referente à Unidade 6.

Nenhum comentário:

Postar um comentário